Sugestões para sair de casa nos próximos dias

Esqueça esta chuva horrível ou este frio fora de época. Acredite que a primavera já chegou, pelo menos no calendário, os dias já estão maiores e em breve o bom tempo vai voltar.
Para os próximos dias existem muitas sugestões a ter em conta, escolha a que mais lhe convém, abaixo sugestões para Barcelos, Castanheira de Pera, Ílhavo, Moita, Póvoa do Lanhoso, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.
Barcelos
A exposição de pintura “Ser Mulher” já foi inaugurada na Biblioteca Municipal e ficará patente ao público até 20 de abril.
Trata-se de uma mostra dedicada à figura feminina e que tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial.
Nesta iniciativa participam os seguintes artistas plásticos, alguns dos quais de Barcelos: Adolfina Mesa, Flor Rocha, Ana Palma, António Miranda, Dina de Souza, Fátima Miranda, José Luís Pinto, Kim Molinero, Lídia Moura, Ny Machado, Madalena Macedo, Martine Kieffer, Mário Rebelo de Souza, Monteiro da Silva, Pierre Michel de Keyn, Sandra Longras e Victor Alves.
A exposição de pintura apresentará ainda quadros em branco intercalados que serão executados pelos artistas, in loco, durante a duração do evento. Com a exposição de escultura, realizar-se-ão workshops dirigidos às escolas, com debates e literatura sobre o tema da luta da mulher por um lugar digno na sociedade, em que participará o ator Armindo Cerqueira. Nestas oficinas, utilizar-se-ão outros meios plásticos de execução de trabalhos (desenho, pintura e escrita).
Ainda no âmbito desta exposição, vai realizar-se no dia 8 de abril, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, uma tertúlia sobre a prostituição, intitulada “Procura-se Cliente”, com a participação de Carina Parente, Mara Silva, Isabel Soares, Nilza Almeida e Pereira Lopes.
Esta tertúlia, organizada pela Câmara Municipal de Barcelos, terá a colaboração do GAF – Gabinete de Atendimento à Família de Viana do Castelo, da APDES – Agência Piaget para o Desenvolvimento, projeto “Porto G” e do GiruBarcelos – Grupo de Intervenção de Rua em Barcelos.
Castanheira de Pera
Dia 9 de abril em Castanheira de Pera é dia para colocar o equipamento desportivo e partir à aventura. O Trilho das Quelhas- Trail Running terá o seu início e fim junto ao Complexo Turístico da Praia das Rocas e destina-se a promover a vertente Sul da Serra da Lousã, local de excelência para este tipo de desporto e região natural que deve ser preservada.
Emoldurada pela Serra da Lousã, Castanheira de Pera tem as condições naturais ideais para esta prova, que contará com alguma aventura ao longo da Ribeira de Pera com as suas fábricas de Lanifícios e Ribeira das Quelhas que dá nome a este evento.
O 1º Trilho das Quelhas será constituído por 3 eventos: Trilho Longo com a distância de 27km, Trilho Curto com a distância de 12km e Caminhada com a distância de 10km fazendo o mesmo percurso do Trilho Curto.
Ílhavo
O CIEMar-Ílhavo comemora o seu 5.º aniversário no dia 1 de abril, com um programa multifacetado. De manhã o Museu mostra a sua polivalência, com a realização de uma aula de yoga no Aquário dos Bacalhaus e com uma oficina de modelismo náutico. A sessão comemorativa começa às 17:00 com a inauguração da exposição "Ílhavo - Memória e Identidade", um projeto académico da Universidade de Aveiro; a apresentação da publicação “História e Memória do Porto Bacalhoeiro”; a abertura da remodelação da exposição de modelos de navios na Sala dos Mares; e a apresentação do Boletim digital n.º 5 do CIEMar-Ílhavo.
Este será mais um dos momentos da comemoração do 80.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo, que se prolongará até ao fim do ano.
De relembrar que o Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio-Museu Santo André (em manutenção até abril) têm entrada gratuita no segundo domingo de cada mês, sendo 9 de abril o próximo Dia Aberto. O horário de visita aos domingos é das 14:00 às 18:00, em ambos os equipamentos culturais.
Moita
Está a decorrer desde o dia 24 de março e até ao dia 31 de março a Quinzena da Juventude. Durante esta Quinzena os projetos pensados por jovens ganham vida, dando lugar a iniciativas criadas “por jovens, para jovens”. Com o tema "Juntos Fazemos Acontecer", o programa inclui muita música, teatro, cinema e debate.
 
O   Moita Metal Fest, o festival que tem levado o nome da Moita além-fronteiras, traz todos os anos ao concelho milhares de jovens de todo o país para ouvirem o que de melhor se faz no mundo do metal, rock, punk, entre outros. Este ano, o Moita Metal Fest muda de local para o Largo do Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita. No dia 31 de março, este festival abre as suas portas pelas 20:30h para receber várias bandas, mas o destaque da noite serão os lendários Napalm Death. No dia 1 de abril, será a vez de bandas como Revolution Within, Corpus Christii, No Turning Back, Heavenwood, Sodom, entre outras. Mais informação em www.moitametalfest.com.
Alhos Vedros, tal como em anos anteriores, também recebe um festival de música: o Vedros Fest, a decorrer em vários “rounds”, na sede dos “Indefectíveis”. Seguem-se os Blackallica e os Bulls on Parade, nos dias  7 e 8 de abril, respetivamente. Todas as noites têm início pelas 21:30h e, além das bandas, haverá DJ’s.
No dia 1 de abril, a Quinta da Fonte da Prata, em Alhos Vedros, recebe mais uma edição do Sport4Life. Uma iniciativa que visa promover a prática desportiva e a adoção de estilos de vida saudáveis, bem como o intercâmbio entre os jovens, e que integra vários torneios, de futebol, basquetebol, entre outras modalidades, durante toda a tarde. Também no dia 1 de abril, entre as 9:00h e as 18:00h, realiza-se o VI Torneio de Voleibol, no Pavilhão da Escola Básica 2,3 D. Pedro II, na Moita.
A 31 de março, o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, acolhe uma Mostra de Jovens realizadores. Esta mostra de cinema constitui um momento privilegiado para dar a conhecer algumas obras realizadas por jovens, abrangendo um conjunto diversificado de filmes e géneros. Pretende-se ainda proporcionar um espaço de debate e reflexão em torno da criação audiovisual, com a presença dos autores, facilitando o intercâmbio e a troca de impressões entre intervenientes na área do cinema. A entrada é gratuita.
Destaque ainda para o Workshop de Dança com Blaya e Mostra de Dança, que decorre a 6 de abril, pelas 20:30h, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, com as seguintes participações: DreamMakers Crew e Hip Hop do Ginásio Atlético Clube, #dançaesbb, Russkii Klub & Prof.ª Marina Popova e Academia de Dança Alma Latina da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense. Destinado ao público em geral este workshop tem o limite máximo de 45 participantes. As inscrições devem ser efetuadas até 30 de março, através do e-mail juventude@mail.cm-moita.pt. A participação é gratuita.
No dia 8 de abril, tem lugar o 10º Fórum da Juventude. Realizado no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, este Fórum põe a Câmara em contacto direto com os jovens munícipes, em nome individual ou em organizações juvenis, de forma a conhecer as suas necessidades, interesses, opiniões e a ouvir os seus contributos.
Póvoa do Lanhoso
Na Póvoa do lanhoso a Feira do Livro decorre até ao dia 31 de março. A Praça Eng. Armando Rodrigues recebe este evento, organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Para os dias 27, 28 e 29 de março, o programa prevê a visita ao certame por parte de crianças e estudantes dos estabelecimentos dos Agrupamentos de Escolas Gonçalo Sampaio e da Póvoa de Lanhoso (desde o pré-escolar ao ensino secundário). No dia 27 de março haverá ainda, durante o dia, sessões de teatro, no Theatro Club, com a apresentação da peça “Os Piratas” de Manuel António Pina. No dia 30 de março, haverá ainda uma Marcha da Leitura, com o tema, “O Prazer de Ler”, em vários locais da Vila.
Durante a semana, haverá ainda lugar a Histórias Animadas, na Praça Eng. Armando Rodrigues: “Felismina Cartolina e João Papelão” de Pedro Seromenho.
Durante a Feira do Livro (das 9h00 às 19h00) estará presente o reciclónico. O reciclónico é um autocarro que foi transformado para funcionar não só como palco de peças teatrais, contos, encenações, mas também como meio de transporte. É este reciclónico que se assume como espetáculo itinerante.
No dia 31, ultimo dia da feira, todos os livros terão um desconto de 20% e em cada dia haverá promoções especiais. 
Ainda na Póvoa do Lanhoso o escultor Dinis Ribeiro expõe no Castelo de Lanhoso “Teresa, mãe de Portugal”.  
D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, é o rosto de uma governação firme e inteligente, consolidando e ampliando as linhas de fronteira do Condado Portucalense. As suas relações pessoais, frias e calculistas, e as alianças meticulosamente planeadas, fizeram desta mulher uma personagem fundamental na História de Portugal.
Dinis Ribeiro, escultor de Rendufe, concelho de Guimarães, inspirando-se nesta importante figura histórica e numa correlação com o passado, dá corpo a um conjunto de esculturas tridimensionais e minimalistas, que reforçam o poder de D. Teresa e a sua ligação ao Castelo de Lanhoso.
A exposição pode ser vista no Castelo de Lanhoso, de quarta a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
Sobral de Monte Agraço
No próximo dia 2 de abril irá ter lugar o Passeio dos Moinhos, organizado pela Junta de Freguesia de Sobral de Monte Agraço e pela Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço.
Neste passeio pedestre de cerca de 12 kms, propõe-se ao participante uma «visita» às paisagens rurais e património turístico-cultural do concelho e vila do Sobral. No final do passeio, será ofertado, pela Junta de Freguesia de Sobral de Monte Agraço, um almoço convívio.
A concentração será pelas 9h00 junto ao edifício da Junta de Freguesia de Sobral de Monte Agraço e as inscrições, gratuitas
Continuando ma mesma temática, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, o município promove, no próximo dia 8 de abril, uma visita ao Moinho de Vento de Sobral de Monte Agraço. Os moinhos de vento, espalhados por todo o concelho, são testemunhos de uma das principais atividades económicas do concelho de Sobral de Monte Agraço, até meados da década de 40 do século XX. Atualmente constituem-se como símbolo turístico e cultural da etnografia da região Oeste.
Localizado sobranceiro à vila, este moinho, de tipo mediterrâneo, tem uma vista privilegiada para as serras do Socorro e Montejunto. No seu interior conserva o mecanismo de moagem original. Visite-o e delicie-se com o pão acabadinho de cozer em fornos a lenha pela Associação Cultural e Recreativa de Sabugos.
O moinho a abrirá para visita livre e Confeção do Pão a partir das 14h00 e para visita guiada entre as 15h30 e as 16h30. As inscrições para visita são gratuitas e obrigatórias.
Vila Franca de Xira
Inserido no Ciclo de Cinema Ciclo de Cinema "Realismos Contemporâneos", promovido pela Camara Municipal de Vila Franca de Xira, dia 31 de março pelas 21h30 no Museu do Neo-Realismo será possível assistir ao filme "Cartas da Guerra", de Ivo Ferreira. A entrada é gratuita.
 

Comentários

Mensagens populares