Iniciativas daqui e dali

2.ª Edição da Feira Agrícola de Lamego de 25 a 28 Maio
A APEDOURO - Associação Promotora de Eventos no Douro, irá realizar pelo 2º ano a Feira Agrícola de Lamego que se realizará nos dias 25, 26, 27 e 28 de Maio no espaço multiusos da cidade de Lamego.
A FAL tem a missão de ser a montra de promoção e divulgação de produtos e produtores nacionais, estabelecendo a iteração entre os vários intervenientes de forma a criar um ambiente de desenvolvimento de negócios e potenciar a exportação para novos mercados.
A feira continuará a ter dois espaços distintos: exterior e interior.
O espaço exterior será composto por máquinas, alfaias e produtos ligados à agricultura viveiristas, stand`s de viaturas, empresas de restauração, zona para crianças, zona de animais, palco para concertos e áreas temáticas.
O espaço interior “Pavilhão Multiusos” terá vinho, azeite, fumeiro, queijo, cereja e outros frutícolas, no auditório decorrerão as jornadas e terá ainda um espaço onde decorrerão as missões inversas.
 
1ª Edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores
O Concurso Nacional de Jovens Empreendedores arranca em busca das melhores ideias e negócios. Desta forma a Fundação da Juventude lança este ano a 1ª edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores, o qual visa promover o empreendedorismo criativo e empreendedorismo social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores.
O concurso, destinado a jovens estudantes do Ensino Secundário e Universitário, irá colocar em competição duas categorias distintas. Por um lado irá eleger os melhores projetos desenvolvidos por jovens do Ensino Secundário, abrindo, também, a participação a todos os jovens que se encontrem a frequentar o ensino profissional. Numa outra categoria estarão em concurso os projetos desenvolvidos por jovens universitários, com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos.
Com destaque para o empreendedorismo criativo e empreendedorismo social, o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores procura distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens, estimulando a capacidade analítica, o espírito crítico, a capacidade de expressão e de argumentação e a criatividade em contexto de deteção de oportunidades de negócios. Assim, é através deste tipo de iniciativas e da criação de parcerias estratégicas, como as estabelecidas com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I. P., o IPDJ – Instituto Português da Juventude e do Desporto I.P., IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Câmara Municipal do Porto, que a Fundação da Juventude procura potenciar o contacto dos Jovens com o “mundo real”, preparando-os para uma melhor integração no mercado de trabalho.
A avaliação de todos os trabalhos, submetidos a concurso até 10 de Maio, cabe a um grupo de jurados que, após avaliação dos projetos, mediante critérios definidos, irá selecionar os 50 trabalhos que irão participar na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores. Os projetos selecionados serão divulgados na plataforma do concurso.
A Mostra Nacional de Jovens Empreendedores realiza-se de 05 a 07 de Junho e reúne no Centro de Congresso de Alfândega, no Porto, os 50 melhores projetos de empreendedorismo criativo e empreendedorismo social (25 referentes ao Ensino Secundário e 25 referentes ao Ensino Universitário), selecionados a partir do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores.
Durante três dias um painel de jurados compostos por empresários, gestores e representantes de instituições ligadas ao empreendedorismo irão avaliar os projetos em exposição. A cada jovem empreendedor será atribuído um espaço próprio onde, durante a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, terá a oportunidade para apresentar o projeco ao júri e ao público em geral que poderá visitar a mostra.
Para os melhores projetos de cada uma das categorias (Ensino Secundário e Ensino Universitário) há prémios no valor total de cerca de 17.000 euros que incluem inscrições num Programa Avançado em Empreendedorismo apoiado pelo Santander Totta (destinados a distinguir os trabalhos com maior potencial do impacto económico) e vales de incubação gratuita nos Ninhos de Empresas do Porto ou Lisboa da StartUP Juventude.
O Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores conta com o apoio do Santander Totta, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Brisa.
 
Porto e Norte no Mundo Abreu
 
O Turismo do Porto e Norte de Portugal vai estar presente na edição deste ano do Mundo Abreu a decorrer nos próximos dias 08 e 09 de Abril na FIL – Lisboa, com um espaço de 36m2.
Trata-se da maior feira de viagens do País, contando na edição de 2016 com mais de 120 000 Visitantes, 10 000 atendimentos na área das vendas, 702 Profissionais de Entidades / Organizações do setor do Turismo e Lazer, oferta promocional com mais de 143 Destinos, 10 000m2 de superfície de exposição, reunindo expositores oriundos dos 5 continentes.
Neste sentido e privilegiando como estratégia promocional os City Breaks, Short-Breaks e o Turismo Familiar, os municípios da região são convidados a estar presentes no espaço institucional de afirmação Porto e Norte de Portugal, sob a forma de informação, promoção e venda de produtos e serviços turísticos. Todas as propostas terão de ser devidamente articuladas até ao dia 31 de Março.
FIT Guarda | 28 de Abril a 01 de Maio 2017
O Turismo do Porto e Norte de Portugal vai estar ainda presente na Feira Ibérica de Turismo (FIT) que se realiza na cidade da Guarda de 28 de Abril a 01 de Maio, com um espaço promocional de 200 m2 partilhado com o Turismo do Algarve.
A Feira Ibérica de Turismo da Guarda tem vindo a afirmar-se, crescentemente, no Mercado Ibérico direcionando-se no sentido de promover o progresso, o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o desenvolvimento económico. Quem quiser estar presente no espaço deverá enviar proposta até ao dia 07 de Abril.

Mensagens populares