Sugestões para Carnaval em Portugal


 A tradição do Carnaval prevalece apesar de não termos por cá o tempo magnífico que faz nesta altura do ano no Brasil e apesar do que reza a história eu acho que o surgimento destas tradições tanto podem ter começado deste lado como do outro do oceano, um bocadinho como a historia de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha.

 Mas tudo isso é secundário, o que importa é que antecipando a festa da chegada da primavera, o povo sai à rua e festeja com muita música, alegria e alguma crítica social e apesar de nem sempre o S. Pedro ser amigo dos portugueses, a malta perdoa tudo e celebra como se não houvesse amanhã.


Alpiarça

Em Alpiarça o Carnaval começa dia 24 de fevereiro, pelas 10h00 com Desfile de Carnaval Infantil junto ao Agrupamento de escolas. Pelas 21h00 haverá Baile de Carnaval no Centro Popular de Cultura e Recreio do Casalinho.

No dia seguinte pelas 21h00 haverá Baile de Carnaval na Associação Cultural e Recreativa do Fade de Cima e pela mesma hora mas no Restaurante do Partido no Recinto da Feira haverá um Baile de Mascaras organizado pela Associação de Estudantes.

No dia 26 de fevereiro pelas 15h00 terá lugar o Corso Carnavalesco Junto ao Agrupamento de escolas e pelas 21h00 o Baile de Carnaval na Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º Dezembro.

A encerrar os festejos, dia 1 de março pelas 21h30 terá lugar o Baile com acordeão no Clube Desportivo “Os Águias” e pelas 23h00 o Enterro do galo com concentração na S.F.A 1º de Dezembro com cortejo à luz de archotes até ao Clube Desportivo “Os Águias”.




Almada


Dia 23 de fevereiro, a partir das 15h00 na Praça da Liberdade mais de 1500 crianças vão brincar ao Carnaval.


As novas tecnologias, os hippies, a alimentação saudável, heróis que comem fruta todos os dias, a escola do futuro, o mar ou as profissões, são alguns dos temas que serviram de inspiração nos preparativos das escolas e instituições de infância do concelho que vão participar no Carnaval 2017.


 


Setúbal


O Carnaval celebra-se em Setúbal entre os dias 24 de fevereiro e 1 de março, com desfiles infantis, espetáculos de palco e animações ao ar livre, entre outras atividades a decorrer em todo o concelho.


O programa do Carnaval começa com um desfile da comunidade educativa, dia 24, às 10h00. Cerca de duas mil crianças dos jardins de infância e das escolas do ensino básico são esperadas neste desfile, que começa e acaba na Praça de Bocage, com passagem pela Avenida Luísa Todi e as ruas da Baixa comercial.


No mesmo dia, em Azeitão, o Carnaval sai à rua desfiles das escolas e infantários locais, numa ação organizada pela Junta de Freguesia de Azeitão. Às 10h00, a festa é em Vila e Nogueira e, às 14h30, em Brejos de Azeitão.


À noite, pelas 21h30, na sede do Grupo Desportivo Independente, em São Sebastião, é recriada uma cegada, organizada pela ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, que recupera uma das mais antigas tradições carnavalescas, em que mascarados percorrem as ruas, fazendo-se de cegos, enquanto cantam temas relacionados com a atualidade.


No dia 25, pelas 15h00, na Praça de Bocage, a ACTAS recriar a tradição, desta feita com um espetáculo cómico, acompanhado à viola e à guitarra e com personagens caracterizadas a cantar amores, vitórias, conquistas, infortúnios e calamidades da sociedade.


À noite, há música e bailes no Clube Desportivo da Gâmbia, na União Desportiva e Recreativa das Pontes e no Grupo Desportivo Independente.


O domingo de Carnaval é um dos dias de maior folia um pouco por todo o concelho, com momentos divertidos direcionados a toda a família, muita música, espetáculos infantis, animações de rua e apontamentos teatrais, além de muitas surpresas.


Entre as 14h00 e as 17h30, na Praça de Bocage, as mascotes Mickey e Minnie fazem as delícias dos mais novos. Há também desfile de carnaval personalizado com as crianças e oferta de balões gigantes.


Às 16h00, está previsto o espetáculo de palco com a apresentação e boas-vindas do Mágico Banana e as suas magias divertidas e canções à viola e o passatempo “As Vozes Mágicas”, com a participação dos divertidos bonecos “Os Super Amigos”.


Ao longo de domingo, paralelamente, decorrem várias atividades um pouco por todo o concelho. Às 15h00, tem início o Desfile do Carnaval Trapalhão do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com partida da sede da instituição.


À mesma hora acontece o desfile Foliões do Sado, uma organização conjunta de Estrelas do Faralhão Futebol Clube, Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, Associação Desportiva e Cultural e Veteranos de Santo Ovídio.


Pelas 17h00, na sede do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, há música com o baile do Irmão L.A.


A noite de Carnaval é assinalada na segunda-feira com baile de Fátima Dias, às 21h00, no Alto da Guerra Sport Club. Meia hora mais tarde, começa o Baile de Carnaval do Grupo Desportivo Independente.


O programa do Carnaval de 2017 reserva para terça-feira, na Praça de Bocage, entre as 14h00 e as 17h30, o concurso “Karaoke Kids”, uma sessão fotográfica com adereços divertidos com a oferta das fotografias impressas no momento. A tarde conta ainda novamente com a presença das Mascotes Mickey e Minnie.


Às 16h00 o Mágico Banana volta a subir ao palco, com magias divertidas e muita música. Há ainda o passatempo “Qual é a Música” e o “Jogo da Memória”, com danças e coreografias, e a presença do “Super Panda”.


Ainda na tarde de terça-feira, pelas 15h00, os Foliões do Sado voltam a desfilar pelas ruas, desta vez na Estrada de Santo Ovídio.


Na quarta-feira, dia que marca o início do mês de março, acontece o tradicional Enterro do Bacalhau, previsto para as 21h00 e 21h30, respetivamente, a partir do Grupo Desportivo da Fonte Nova e do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.


 


Castro Marim


Na sua 16ª edição, o Carnaval de Altura festeja este ano a adesão de Portugal á União Europeia. O cortejo, nos dias 25 e 26 de fevereiro, levará à Rua da Alagoa os principais momentos de Portugal na Europa, desde há 30 anos atrás.


O desfile, que acontece sempre pelas 15h00, quer sobretudo trazer a hilaridade destes 30 anos de história, mas pretende também fazer-nos refletir sobre ela. O que mudou em Portugal 30 anos depois da adesão à Comunidade Europeia?


A sátira política será portanto o principal enfoque desta festa, com mais de 10 grupos de animação e 9 carros alegóricos, que representam a Juntas de Freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, o Clube Recreativo Alturense, a Associação Cegonha Branca, a Associação Desportiva e Cultural de Altura, a Associação Amendoeiras em Flor e o Intermarché.  


 
( Foto: Paulo Arez)



Portimão


Portimão vai celebrar o Carnaval, entre os dias 11 e 28 de fevereiro, com bailes, desfiles, Teatro de Revista à Portuguesa e música de percussão inserida no VI Festival Internacional de Percussão de Portimão e III ENCONTRóBAIXO.


Os Bailes de Carnaval constituem uma das principais referências e convidam os foliões a revelar a sua imaginação e a festejar estes dias com muita alegria e divertimento, realizando-se um pouco por todo o concelho. Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube União Portimonense, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Sociedade Vencedora Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense apresentam um programa como manda a tradição pautado por atividades carnavalescas cheias de folia.


O Sporting Glória ou Morte Portimonense apresenta Bailes de Carnaval nos dias nos dias 18, 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, sempre às 21h00, na Antiga Lota de Portimão. De referir o espírito de colaboração desta coletividade com a Academia de Música de Lagos / Conservatorio de Música de Portimão, no âmbito do VI Festival Internacional de Percussão com o concerto “Noite Músicas do Mundo - Afro Tribal Carnival Jam Session com Rhakatta”, agendado para o dia 27 de fevereiro na Antiga Lota. Esta pareceria vai mais longe e no dia 28 de fevereiro, pelas 14h30, os marchantes do Glória ou Morte Portimonense vão participar no Grande Desfile de Encerramento – Batuca no Carnaval entre o Largo da Mó e Coreto de Portimão.


O Clube União Portimonense vai organizar no dia 25 de fevereiro o famoso "assalto de Carnaval” e nos dias 27 e 28 de fevereiro, pelas 21h30, os Bailes de Carnaval.


A Sociedade Vencedora Portimonense, localizada no centro histórico de Portimão, palco e sede de inúmeras atividades anuais alternativas da Associação Contramaré continua a promover o convívio ligado à tradição cultural com os Bailes de Carnaval nos dias 25, 27, 28 fevereiro pelas 21h00.


Os bailes de Carnaval do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realizam-se nos dias 25, 26, 27, e 28 de fevereiro pelas 21h30. Este ano esta coletividade irá organizar mais uma vez o seu mítico Desfile Infantil agendado para o dia 28 de fevereiro, pelas 15h00. A tradicional revista do Boa Esperança, uma Revista à Portuguesa, tem estreia marcada para o dia 24 de fevereiro, sexta-feira, às 21h30, este ano sob o mote “Thô Xaringado e Mal Pague”, uma expressão tipicamente algarvia que pretende representar uma sátira política e social.


A Sociedade Recreativa Figueirense apresenta nos dias 26 e 28 de fevereiro, às 15h30, um Desfile Carnavalesco organizado pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense que desenvolve atividades de carácter desportivo, cultural e recreativo celebra o carnaval com um Baile no dia 18 de fevereiro, às 20h00 e nos dias 26 e 27 de fevereiro pelas 16h00 uma matiné dançante para a comunidade e visitantes.


O Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha vai celebrar o Carnaval com a alegria e a boa disposição do costume nos afamados Bailes agendados para os dias 25 e 27 de fevereiro, pelas 21h30.


De 24 a 28 de fevereiro e por alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade irão realizar-se 15 workshops/masterclasses e 6 concertos. No dia 24 de fevereiro, pelas 10h30, realizar-se-á o Grande Desfile de Abertura com o grupo BOMBOÉMIA (Universidade do Minho), com a participação dos alunos das Escolas do Ensino Básico de Portimão com início na Alameda da Praça da República de Portimão e término no Largo 1º de Maio (Praça do Município). O Grande Desfile de Encerramento está agendado para o dia 28 de fevereiro, pelas 14h30, Terça-feira de Carnaval, a partir das 14h30 com o concerto “Batuca no Carnaval” protagonizada por várias Associações do município e com um percurso que promete animar o centro da cidade (Largo da Mó – Alameda da Praça da República – Rua Direita – Largo 1º de Maio – Coreto de Portimão).



Comentários

Mensagens populares