Este fim de semana – Portugal de lés a lés


De norte a sul, com Carnaval e não só e com o bom tempo a piscar o olho ao fim de semana. Este é o cenário maravilhoso que serve de inspiração para estas sugestões de A a Z, se puder aproveite.

Almada
O concerto de Carnaval em Almada traz este ano a banda They Must Be Crazy ao centro da cidade. O espetáculo é já este domingo, dia 26, às 16h, na Praça S. João Baptista. A mensagem é de paz e liberdade, o calor e o groove são africanos, os músicos em palco são 15 e trazem na bagagem a experiência de vários outros projetos musicais em que participaram.
Os mais pequeninos contam também com ateliês, pinturas faciais, construção de tambores, entre outras propostas.
Barcelos
Mais de 40 associações, três dezenas de carros alegóricos e milhares de figurantes vestidos a preceito vão preencher de cor, alegria e boa disposição as ruas da cidade de Barcelos, naquele que é considerado o maior Carnaval Popular do país.
 Durante quatro dias, entre 24 e 28 de fevereiro, o Município tem preparado um vasto programa de comemorações que alude ao tradicional entrudo do norte do país. Longe dos ritmos sambistas e das máscaras venezianas, o Carnaval barcelense ancora-se nas profundezas das tradições regionais com o folclore, os gigantones e o figurado a saírem vitoriosos e com o melhor da sátira popular a sair às ruas.
 O ponto alto das comemorações é o tradicional Cortejo de Carnaval Popular, promovido pelas associações do concelho, que atravessa a Avenida da Liberdade no dia 28 de fevereiro, a partir das 15h, e culmina com um espetáculo musical pela Academia Soulfly ArtLovers.
 O centro histórico da cidade vai acolher várias atividades, incluindo a Feira do Fumeiro que se vem tornando habitual ao longo dos últimos anos. Os mais novos apresentam o Desfile das Escolas no dia 24 de manhã. Já a festa de arromba para os adultos acontece na noite de 27 com a realização do Concurso de Máscaras e da atuação de Victor Rodrigues e sua Banda, na Avenida da Liberdade, a partir das 21h. Às 23h30, todos os caminhos vão ter ao Pavilhão Municipal, onde está preparada uma grandiosa noite de Carnaval, com Dj´s convidados e entrada livre
Eurocidade do Guadiana no Carnaval de Altura
A Eurocidade do Guadiana, que integra os municípios de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte, integra este ano o corso carnavalesco de Altura, nos dias 25 e 26 de fevereiro, cujo tema celebra os 30 anos de adesão de Portugal e Espanha à União Europeia.
Na etapa final das comemorações dos 30 anos de adesão de Portugal à União Europeia, enquadradas no programa «30 anos 30 iniciativas», a Eurocidade do Guadiana leva agora ao Carnaval de Altura um carro alegórico pintado pela artista plástica alemã Karina Muller, a residir em Ayamonte.
O desfile, nos dias 25 w 26 de fevereiro (sábado e domingo) acontece sempre pelas 15h00.
No dia 26 de fevereiro, a organização está a planear um jantar e baile de Carnaval, animado pelo "Duo Reflexo, pelas 19h30, na Quinta do Sobral. O evento é aberto a toda a população, mediante reserva com pagamento na Junta de Freguesia de Altura, até ao próximo dia 22 de fevereiro (quarta-feira).
Ílhavo
 No dia 25 de fevereiro fala-se essencialmente de navios no Museu Marítimo de Ilhavo. Em particular, sobre os navios eternizados por Jean-Pierre Andrieux, o mais ativo embaixador da memória portuguesa na Terra Nova, Canadá, no livro que o Museu lança neste dia: "A Frota Portuguesa do Bacalhau: Uma História em Imagens”. Neste dia, destaque também para o lançamento da Caderneta de Cromos: "Navios do Bacalhau". De manhã, o Aquário dos Bacalhaus será o cenário de uma sessão de yoga muito especial e, de seguida, realiza-se a atividade Dos 8 aos 80: Conservador por um dia.
10:30-12:30 - Dos 8 aos 80: “Conservador por um dia” *
Esta ação revela algumas histórias contidas nos objetos, ao mesmo tempo que ensina a preservar toda a informação que neles existe. Nesta edição da atividade "Conservador por um dia", será mostrado aos participantes como se conserva um quadro que foi recentemente encontrado no lixo e, posteriormente, entregue ao Museu, para integrar a sua coleção. É necessário fazer marcação e a atividade tem um custo de €3.
18:00 - Exposição, livro e palestra: “A Frota Portuguesa do Bacalhau: Uma História em Imagens”, de Jean-Pierre Andrieux
Lançamento da caderneta de cromos “Navios do Bacalhau” - Trata-se de uma coleção de cerca de 100 cromos, com imagens de navios da frota bacalhoeira portuguesa, dividida por artes de pesca - veleiros, navios a motor, arrastões laterais e arrastões de popa. As cadernetas, bem como as “carterinhas” de cromos autocolantes, estarão à venda em vários pontos do país, com especial incidência nas comunidades piscatórias. Será uma caderneta sobretudo para colecionadores, para amantes da temática marítima e para colecionar em família.
Moita
O concelho da Moita veste-se de cor e animação entre os dias 24 e 28 de fevereiro, para receber o Carnaval, acolhendo um conjunto de iniciativas para foliões de todas as idades. No dia 24 de fevereiro, a partir das 10:00h, as principais ruas das freguesias de Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Moita vão ser palco para os desfiles carnavalescos dos alunos do Ensino Pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho. A 26 e 28 de fevereiro, a partir das 15:00h, sai à rua o Corso de Carnaval de Alhos Vedros, este ano com o tema “A Velhinha no Parque de Diversões”. Quatro carros alegóricos, acompanhados por cerca de 450 foliões, vão encher as principais ruas da vila de Alhos Vedros de cor, alegria e fantasia. A entrada é gratuita.
Também as bibliotecas municipais acolhem iniciativas especialmente dedicadas ao Carnaval. No dia 24 de fevereiro, a Câmara Municipal vai dinamizar, a partir das 15:00h, na Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira, um ateliê para que as crianças e jovens, entre os 6 e os 12 anos, façam as suas máscaras. Nesta tarde cada criança terá a oportunidade de explorar o seu imaginário e criar uma máscara de Carnaval, utilizando diferentes materiais, como caixas de cartão, papel, tecidos, entre outros.
Na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira, a Câmara Municipal convida para uma “Hora e Meia de Diversão”, no dia 25 de fevereiro, a partir das 15:30h, com uma Oficina Circense. Muita magia e alegria, com vários exercícios circenses, como cambalhotas, pinos, rodas, pontes e muitos malabarismos com bolas, lenços, fitas e muito mais é o que se propõe nesta tarde para crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos. As inscrições são gratuitas e obrigatórias.
No dia 25 de fevereiro, a partir das 15:00h, a iniciativa “Sábados a Ler em Família”, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, vai ser também dedicada ao Carnaval, com muitas brincadeiras para realizar em família, preparadas para crianças com idades entre os 3 e os 8 anos. A animar ainda mais esta tarde, vai estar a leitura do livro “Quem Soltou o Pum?”. Imagine um cachorrinho de estimação que se chama Pum! “Um Pum pode ser problemático na vida de uma pessoa. Quando ele é um cachorro, então aí é que ninguém segura. Vira e mexe, o Pum escapa, faz barulho e atrapalha os adultos!” Um livro divertido e inusitado, de arrancar várias risadas, tanto dos filhos como dos pais. Inscrições gratuitas até ao dia 24 de fevereiro.
Redondo
O Redondo tem um vasto programa para estes dias. No dia 23 Dia de Comadres ​às 14h00 haverá a Montagem do Rei Momo na Praça da República e uma hora mais tarde a matiné nas instalações da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense. No dia seguinte, terá lugar o Desfile de Carnaval das Escolas, pelas 10h00 na Praça da República.
Dia 25 haverá espaço para o Atelier de Máscaras, pelas 15h00 no Museu do Barro e dia 26 o Corso Carnavalesco cerca das 15h00 na Praça da República.
Continuando em festa, dia 27 terá lugar o Baile de Máscaras, pelas 15h00 no Centro Lúdico de Redondo e a encerrar o fim de semana de festa, na terça-feira de Carnaval, Corso Carnavalesco pelas 15h00 na Praça da República;
Será ainda possível provar o Feijão Com Poejos e Bacalhau, na Semana Gastronómica, visitando os Restaurantes aderentes de 26 de Fevereiro a 5 de Março.
Vouzela
A Associação da Mata Sustentável, na Quinta da Mata em Vouzela promove dia 25 de fevereiro das 14h00 às 17h00 o workshop Pão em Forno de Lenha, que inclui confeção de pão de spirulina, de sementes, de ervas e de frutos secos.  Esta atividade tem um custo de € 8.

Comentários

Mensagens populares