Novidades de Vila Franca de Xira


Duatlo das Lezírias – Troféu José Luís de Matos

Para quem aprecia o desporto, as inscrições para participar no Duatlo das Lezírias – Troféu José Luís de Matos terminam hoje, 23 de janeiro. Esta prova tem a sua 21.ª edição agendada para os dias 28 e 29 de janeiro. Trata-se de uma prova desportiva que alia duas modalidades: atletismo e ciclismo e onde a resistência é fundamental. Existem ainda outras provas abertas aos mais pequenos.

Inscrições na Federação de Triatlo de Portugal.

 


II Conferência Internacional "Rotas e Paisagens da Língua Portuguesa em Cabo Verde"

Decorre a 28 de janeiro, com início pelas 9h30, na Fábrica das Palavras em Vila Franca de Xira, a II Conferência Internacional "Rotas e Paisagens da Língua Portuguesa”, organizada pela Associação “Rotas da Lusofonia”, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Embaixada de Cabo Verde e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Este ano, o país em foco é Cabo Verde e o objetivo será abordar a sua relação cultural e económica com Portugal, bem como dar a conhecer melhor a proximidade com o Município de Vila Franca de Xira. Em 1987, o município de Santa Catarina, em Cabo Verde, assinou com a Câmara Municipal um protocolo de geminação e cooperação, o qual tem contribuído positivamente para ambas as partes e em diversos domínios como a educação, a ação social e o saneamento e higiene pública.

Conta-se, nesta segunda iniciativa de um Ciclo de Conferências levado a cabo anualmente, com a presença e intervenção de várias entidades relevantes nas temáticas abordadas como o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP - órgão da CPLP), a Direção de Relações Institucionais e Mercados Externos (AICEP Portugal Global) e o Embaixador da República de Cabo Verde.

O programa inclui alguns momentos de animação alusivos à cultura em destaque e está aberto a todos, mediante inscrição até 26 de janeiro, junto da Associação Rotas da Lusofonia, através do mail: geral@rotasdalusofonia.pt.

 


Masterclass de cinema neorrealista italiano (1945-1957), por Lauro António

Decorre de 2 de fevereiro a 11 de maio no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, das 19h00 às 22h00 (havendo sessões que podem prolongar-se em função da duração do filme)

O preço da participação com direito à documentação de apoio da Masterclass é de €40 e o prazo de inscrição termina a 31 de janeiro.

"O Corvo", de Edgar Allan Poe

 



No dia 4 de fevereiro, na Fábrica das Palavras – Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural de Vila Franca de Xira, pelas 21h30 vai ser tempo para assistir a “O Corvo”.

"A treva enorme fitando, fiquei perdido receando

Dúbio e tais sonhos sonhando que os ninguém sonhou iguais.

Mas a noite era infinita, a paz profunda e maldita,

 E a única palavra dita foi um nome cheio de ais

 - Eu o disse, o nome dela, e o eco disse aos meus ais.

 Isso só e nada mais."

 Excerto do poema “THE RAVEN" de Edgar Allan Poe, tradução de Fernando Pessoa

Através de uma notável arquitectura poética, que se assemelha a uma composição musical, Edgar Allan Poe criou um universo sombrio, onde um homem enfrenta a perda, o medo, a solidão e o vazio.

 O carácter dramático e intrinsecamente musical do poema "The Raven/O Corvo", construído a partir de um raciocínio profundamente matemático e traduzido de forma exemplar por Fernando Pessoa, serviu de inspiração e base estrutural para a composição desta ópera de câmara, que explora a forte dimensão visual e sonora de um dos mais extraordinários textos de Allan Poe.

Comentários

Mensagens populares