Moinhos do Pisão – A raiz da vida


O projeto Turístico Moinhos do Pisão fica localizado no Pisão, dentro de um triangulo que abraça Viseu, Nelas e Canas de Senhorim.
Trata-se de um conceito inovador de turismo, em que parte de uma aldeia foi reconstruída para ver nascer um projeto perfeitamente integrado na paisagem e acarinhado pelos habitantes da localidade. Num lugarejo que estava a ficar esquecido pelo mundo nasce assim a recuperação de oito casas, integradas na aldeia, o que veio trazer uma nova dinâmica a um local tão bonito e tão pouco conhecido. Existe uma nona casa em Santar que faz parte do mesmo projeto.



Pisão teve a sorte de nascer à beira de um riacho que serpenteia a aldeia e corre por entre o granito. No silêncio do local, habitado por velhotes, pode-se ouvir o barulho da água a fazer lembrar os tempos idos. A paisagem é de tirar o folego com vista para os campos cultivados, muitos deles com vinha. Só um pouco mais ao longe, a sombra da Serra da Estrela, faz-nos pensar que esta é a melhor escolha para quem quer disfrutar dos prazeres da Serra, fugindo à confusão tradicional do inverno por estas paragens.
As opções de turismo são muito variadas uma vez que o Pisão está localizado no coração da região do Vinho do Dão, também próximo da Serra do Caramulo, entre o Rio Mondego e o Rio Dão e mais uma vez no centro de um outro triângulo, desta vez termal, cujas aguas brotam quentes e sulfurosas em praias fluviais de rara beleza, sendo ainda possível fazer caminhadas por trilhos ancestrais enquanto se respira o raro ar puro da montanha.







Esta é uma excelente escolha para famílias, grupos de amigos ou casais que procuram o contacto direto com a natureza e com a simplicidade da vida. Por aqui o tempo ainda passa muito devagar e as gentes recebem-nos o melhor que sabem. Pessoalmente trago comigo a Ti´Ana, senhora vestida de negro, com um sorriso que ilumina a terra. Só porque trocamos dois dedos de conversa encheu-me o carro com produtos da terra, cultivados por ela e oferecidos com todo o carinho. O abraço que lhe dei nunca poderá agradecer o bem que me fez com aquela oferta e a simplicidade do seu sorriso deixou-me completamente rendida. E no entanto a grande dúvida da Ti´Ana era porque é que as pessoas da cidade procuram um lugar tão calmo e tranquilo. Tentei explicar-lhe que na confusão da grande cidade temos tendência a esquecer a simplicidade da vida e que são lugares como aqueles que nos ajudam a equilibrar os nossos valores. Mas a vida no Pisão é tão pura e natural que acho que o seu sorriso, franco e aberto, demonstrava o quanto somos complicados e como na labuta do dia-a-dia nos afastamos de princípios simples de vida.

Os Moinhos do Pisão integram este conceito. Os chalés de tipologia T2 e T1 foram completamente reconstruídos em 2015, em duas fases diferenciadas que se percebe facilmente quando estamos no seu interior. Um projeto inicial mais rustico e outro mais moderno mas unidos pela utilização de granito e madeira, os materiais da região, preservando a sua traça original. São equipados com kitchenette, ar condicionado nos quartos e recuperador de calor a lenha na sala de estar. A decoração do interior das casas leva-nos numa viagem étnica por varias culturas do mundo através de peças de mobiliário e artesanato que se conjugam na perfeição com as tradições locais. Para o pequeno-almoço é deixada uma cesta de vime cheia de mimos da região e no frigorífico fica o queijo a manteiga e o fiambre. O pão, sempre fresco, parece-nos ter outro sabor.

Os chalés, que podem alojar entre três e cinco hóspedes, adotaram os nomes das árvores da região. Utilizando painéis solares para aquecimento de águas sanitárias e armazenamento da água das chuvas de inverno para utilizar nas regas de verão, os “Moinhos do Pisão” seguem uma política de proteção e amiga do ambiente.
Os espaços comuns onde se localizam os jardins, pequenos lagos, fonte dos desejos, espaço zen e a área para churrascos fazem-nos lembrar um conceito de turismo hippie chic, pouco comum em Portugal e ainda mais numa pequena aldeia do interior. Para quem quiser, marcando com antecedência, pode ser disponibilizado um serviço de massagens ao ar livre, no meio do silêncio e dos jardins, onde só se ouve a água da fonte e os pássaros a chilrear.





Por aqui é possível escolher entre caminhadas por trilhos de montanha, rio e cascatas ou sítios de interesses arqueológico, passeios pelas vinhas da região, visitas a caves e provas de vinhos, participação em atividades das quintas, workshops de Enologia, Tratamentos Termais, SPA Termal, massagens de relaxamento, bicicletas para uso dos hospedes, visita à vila histórica de Santar e aos seus solares e jardins, visita a queijaria artesanal com prova de queijos “serra da Estrela”, praias fluviais e Forfait para a Estancia de Ski da Serra da Estrela.
 

Comentários

Mensagens populares