Cheia de coisas para fazer….Odivelas e Sobral de Monte Agraço





Foi hoje inaugurada em Odivelas a exposição “Abrir Abril – O Chegar da Liberdade”, na Biblioteca Municipal D. Dinis, onde ficará patente ao público até dia 30 de abril.


“Na madrugada do 25 de Abril a senha para o início do golpe revolucionário foi Grândola, uma canção de Zeca Afonso (…) O fim do regime salazarista não significou apenas o fim da censura. Representou a libertação de um conjunto de tabus que atrofiavam todas as manifestações socais e culturais (…) Durante o período revolucionário emergem na sociedade portuguesa novos valores, relacionados com a família e a condição feminina”, lê-se na exposição.


A Câmara Municipal de Odivelas em parceria com o Instituto Camões e a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, pretendem com esta exposição “homenagear os cidadãos anónimos, intelectuais, jornalistas, escritores e artistas de todas as artes para que o 25 de Abril nunca deixe de ser história. História dos povos das nações de língua portuguesa, língua em que deixou de haver palavras proibidas, criando um espaço de irreversível liberdade”.


Ainda em Odivelas, os próximos dias prometem muita animação. No dia 6 de abril comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física. Por aqui, no Auditório do Centro de Exposições vai ser possível assistir das 14h30 às 15h30 a uma demostração de Taiji Bailong Ball, das 15h30 às 17h00 a atividade de danças sociais.


No dia seguinte, Dia Nacional dos Moinhos Abertos vai ser possível acompanhar, pelas 10h30, uma visita orientada ao Moinho da Laureana em Famões. À noite, das 21h00 às 24h00, na Casa da Juventude e com entrada livre dá-se vida ao programa de dança “Danças na Casa”.


 



No Sobral de Monte Agraço e no âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com a temática "Desporto, um Património Comum", irá decorrer no dia 17 de abril a atividade Caminhar. Conhecer. Meditar.


Esta atividade consiste numa manhã desportiva com um vasto programa que inclui uma aula experimental de Zumba na Praça Dr. Eugénio Dias, uma caminhada pelo património (percurso de 5km com início na Praça Dr. Eugénio Dias, passagem por troços de estradas militares e fim no Circuito do Alqueidão) e para finalizar uma aula experimental de Yoga - Circuito do Alqueidão.


As inscrições são gratuitas, limitadas e obrigatórias, deverão ser realizadas até ao próximo dia 14 de abril no Posto de Turismo de Sobral de Monte Agraço.


 



Comentários

Mensagens populares