Ciclo de Turismo em França - Algumas coisas (felizmente) nunca mudam - O eterno glamour de Biarritz



Quando eu era miúda e ia ao aeroporto ver os aviões, durante o tradicional passeio domingueiro, imaginava milhares de histórias cheias de glamour, em que as personagens era as pessoas que subiam as escadas e que desapareciam dentro dos pássaros mágicos de ferro.

Como na altura acho que já não via muito bem ao longe, as caras desses seres (ir) reais eram as caras dos atores de cinema, dos filmes de Hollywood que passavam na televisão, e que eu assistia aninhada debaixo da mesa da casa de jantar, nos outros domingos à tarde, naqueles em que não havia nada para fazer.

Nesses longínquos anos 70 as estrelas de cinema eram distantes, lindas e tinham uma vida fantástica onde as festas e a praia estavam sempre presente. Foi nessa altura que ouvi falar pela primeira vez em Biarritz.

Situada no sudoeste de França, na costa Atlântica, ao sul de Aquitânia e a 25 kms de San Sebastian, Biarritz é uma antiga vila de pesca conhecida pela caça às baleias. Com o passar do tempo transformou-se num maravilhoso resort e mais recentemente num dos mais conhecidos ponto de encontro para o Surf.

Foi Victor Hugo que, em 1843, descobriu a cidade e vislumbrou que um dia viria a ser uma cidade turística. Napoleão III colocou Biarritz no mapa, quando em 1855, construiu para sua esposa, Eugénia de Montijo, uma residência de férias voltada para o mar, tendo escolhido esta zona como destino de férias durante a Revolução Francesa. Mais tarde, esta bela residência foi transformada num hotel, em 1893, e ainda hoje, o Hotel do Palácio tem um encanto especial.

Existem inúmeras praias para conhecer por estes lados, desde a pequena praia Marbella, à praia Miramar no norte. A mais conhecida é a Grande Praia e a praia Costa dos Bascos, um pouco mais ao sul. Esta é uma excelente alternativa para quem está saturado de destinos turísticos cheios de gente mas que procura um local animado e divertido para passar uns dias inesquecíveis.

E não é tudo, por aqui há muito surf! Tudo começou em 1957, quando Peter Viertel, argumentista de Hollywood e a sua esposa, Debora Kerr, chegaram a Biarritz para gravar um filme. Eles levaram na sua bagagem as suas pranchas de surf. O que não podiam imaginar na altura era que esse gesto haveria de transformar por completo a procura turística da cidade.

Mais tarde, nos anos 70, Biarritz tornou-se também um reconhecido e importante centro para a talassoterapia, com a instalação de dois grandes institutos, onde diariamente, centenas de pessoas procuravam nesta cidade uma resposta aos seus problemas de saúde, através de tratamentos com a água do mar.

Este ano esta cidade é um dos destinos turísticos que a Mediatour Francia 2016 está a promover pelo que vale a pena saber um pouco mais sobre a cidade.

Atualmente para além das múltiplas praias de referência, do surf e da Talassoterapia, o golf é outra atividade que está profundamente ligada ao destino. A cidade tem 16 campos de golf com vistas maravilhosas para o oceano e para os Pireneus. Devido ao seu clima temperado pode-se praticar golf durante todo o ano.   

Não se pode deixar de apreciar a arquitetura da cidade, o Porto dos Pescadores, o Museu do Mar, a Capela Imperial, o Museu Histórico de Biarritz, o Bairro do Mercado, O Planeta Museu de Chocolate, O Museu de Arte Oriental, a Igreja Ortodoxa, e claro, relaxar calmamente num passeio no mini comboio de Biarritz.

Este ano estão previstos vários eventos nesta cidade:

Maio: Festival de Teatro de Rua

Junho: Celebração do mar

Julho: Groove, um Festival dedicado ao rap

Agosto: Festival de Música da Rip Curl Music

Setembro: Le Temps d'Aimer – Festival de Dança

Outubro: Festival de Biarritz: cultura e cinema da América do Sul

Novembro: Celebrações tradicionais de Biarritz

Na minha imaginação continuam a pairar praias deslumbrantes de areias douradas, um por do sol brilhante, bares com vistas deslumbrantes e gente gira e feliz. Fecho os olhos e quase que consigo sentir que o  Clark Gable ou a Rita Hayworth ainda andam por lá, espalhando charme e muita magia.

Comentários

Mensagens populares