Ciclo Turismo em França – Aquitania



A Aquitania é mais uma das regiões em destaque este ano pela Atout France e que esteve em evidência na Mediatour Francia 2016.

Esta região, cuja capital é Bordéus, fica localizada no sudoeste da França sendo bastante conhecida pela sua qualidade de vida. Aquitainia é a terceira maior região francesa, sendo limitada a oeste pelo Oceano Atlântico e a sul pela Espanha. É composta por Dordonha, Gironda, Landes, Lot-et-Garonne e Pirenéus Atlânticos. Tem 10 aeroportos, dos quais sete são internacionais, três portos marítimos e é atravessada pela Linha de Alta Velocidade. O seu nome foi-lhe dado por Júlio César, o primeiro a escrever sobre a “Aquitanii” durante a Guerra Gaulesa.

Em termos turísticos Aquitania foi visitada por 27 milhões de turistas sendo o Futuroscope a atração turística com um maior número de visitantes. Este parque temático, situado a 10 quilómetros da cidade de Poitiers, é composto por diversas atrações baseadas em suportes multimédia, técnicas cinematográficas, audiovisuais e robótica do futuro.

No seu vasto território existem diversos lugares, igrejas e monumentos que são considerados Património Mundial pela Unesco, sendo a Tapeçaria de Aubussom e as procissões e cerimonias religiosas de Limousin (Limoges) consideradas Património Cultural Imaterial pela Unesco.

Para este ano estão previstas varias novidades fantásticas que vale a pena acompanhar. Em Bordéus, com data prevista de inauguração para inícios de junho, a Cidade do Vinho, um edifício com um design arrojado e cujas curvas são em si uma homenagem a este precioso néctar. Com cerca de 14.000 metros quadrados, este edifício único permitirá descobrir a verdadeira alma do vinho. Os mais pequenos e os adultos poderão assim viver uma experiencia única através de uma viagem no tempo e no espaço ao encontro das civilizações milenares que veneraram este liquido precioso. Exposições temporárias, uma tenda com vinhos do mundo, bares de vinhos, um miradouro, um restaurante panorâmico no 7º andar completam a oferta.

Existem ainda outros grandes eventos previstos para esta região dos quais se destaca a Festa do Vinho de Bordéus, cuja 10ª edição decorrerá de 23 a 26 de junho; o Festival de Vézère, cuja 36ª edição decorrerá em Corrèze, de 12 de julho a 24 de agosto e por fim, Las Francofolies, em La Rochelle, de 13 a 17 de julho deste ano.  

Em julho deste ano terá lugar a inauguração do novo museu alusivo à arte da tapeçaria de Aubusson. Considerado um produto de luxo, esta arte antiga, ganha agora um novo local de promoção e preservação da sua história, passando a ficar alojada na Cidade Internacional da tapeçaria e da Arte do Tecido de Aubusson.

Para as noites de verão está prevista a realização do maior festival gratuito de Franca, que se realiza pelo 12º ano consecutivo e que engloba Poitou-Charentes, Charente, Charente Maritíme, Deux-Sèvres e Vieenne. A arte da iluminação e da arquitetura darão corpo a um evento que inclui mais de 170 espetáculos com entrada livre. Em 2015 mais de 194.000 pessoas assistiram a concertos musicais, espetáculos de circo, dança e pirotecnia e variadas atrações gastronómicas elaboradas a partir de produtos típicos da região.

 Ainda este ano está prevista a inauguração do Centro Internacional de Arte Parietal que permitirá a realização fabulosa de uma viagem no tempo até à época em que o homem de Cro-Magnon vivia sobre a terra. Nessa altura a paisagem de Lascaux era bastante diferente, assemelhando-se a uma estepe dominada por animais selvagens. No interior desta recriação o ambiente será bastante semelhante a uma caverna, húmido e escuro, cheia de sons misteriosos e cujas paredes estarão cobertas por obras de arte dessa época.

Para quem pensar visitar esta região que tem tanto para oferecer, foram ainda criados para este ano vários passeios fora do comum. Assim, vai ser possível fazer uma escapada de duas noites no Castelo de Cordeillan-Bages com jantar gastronómico num restaurante com duas estrelas Michelin e uma visita ao Château Lynch-Bages ou saborear vinho de Sauternes na copa de uma árvore ou descobrir a cidade de Bordéus a bordo de um 2CV descapotável ou seguir a Rota dos bares de vinhos em Bordéus ou percorrer o Pais Basco de bicicleta elétrica saindo de Biarritz ou conhecer a ciclovia “Canal Dos Mares em bicicleta, do Atlântico ao Mediterrâneo”, um itinerário que une o oceano ao mar, composto por 700kms de caminhos verdes e passando por várias localidades declaradas Património Mundial da Unesco ou a partir de setembro de 2016, o Spa de Eaux-Bonnes, com as sua águas ricas em cloro e sódio, que devido às suas características cicatrizantes e analgésicas as tornam excelentes para tratar infeções reumáticas e as vias respiratórias. A sua nova piscina inserida no complexo termal permitirá aos banhistas uma vista panorâmica de 360º da região.

A somar a toda esta oferta existem ainda vários restaurantes com uma oferta de qualidade e alojamentos para todos os estilos, desde os mais insólitos aos mais extraordinários.

Apesar de ser pouco conhecida, a Região de Aquitania em França revela-se como um destino com bastante interesse, tendo elaborado para este ano diversas propostas de turismo verdadeiramente surpreendentes.    

   


Comentários

Mensagens populares