Fortaleza é muito mais do que aquilo que imagina….




Fortaleza fica localizada no estado co Ceará, no nordeste brasileiro. Com uma extensão de praias de cerca de 34 kms, conjugado sol e calor o ano inteiro, esta é uma boa escolha para aproveitar o voo direto à saída de Lisboa e esquecer o frio e a chuva que teima em nos fazer companhia.

Recomendo que durante esta viagem se aproveite para conhecer a costa, com praias maravilhosas e areal a perder de vista no entanto, não se pode perder a oportunidade de ficar uns dias na cidade porque animação é algo que não falta na capital Cearense. A começar pela bonita costa de que fazem parte as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar, local de encontro de turistas e moradores espalhados pela praia ou pelos inúmeros bares largados ao longo do calçadão, onde é obrigatório sentar nas cadeiras de plástico e dividir uma skol com os amigos, por isso mesmo aqui a cerveja é servida em garrafas maiores, dentro de uma embalagem de plástico destinada a conservar durante mais tempo toda a sua frescura.







 Mais afastado do centro, já na praia do Futuro, as barracas servem patinhas de caranguejo, peixe assado, salgadinhos, bebidas frescas e muita música e animação. E se o Brasil se tinha transformado num destino caro para os portugueses, com as mais recentes alterações cambiais o inverso começa a ser uma realidade e com o câmbio favorável ao euro volta a ser um destino bastante convidativo para férias.  

Mas Fortaleza é conhecida por ser a capital da vida noturna, lugar onde tem balada a semana toda e a segunda-feira é o dia obrigatório para ir ao Pirata. Este bar, o mais animado que já vi neste planeta, só abre um dia na semana porque se estivesse mais dias a funcionar….O povo não ia aguentar o ritmo! O Pirata é um bar localizado na Praia de Iracema e que desde 1986 elegeu a segunda-feira como o dia oficial do forró, nomeando Fortaleza a Capital da Alegria. Aqui a noite só termina quando o último "sobrevivente" deixa o salão.

Outro local de visita obrigatória é a feirinha, que decorre todas as noites junto à praia, mesmo em frente ao hotel Oásis Atlântico Fortaleza. A feirinha vende os mais variados produtos da região, como: roupas, artesanato, bolsas, castanha-de-caju, cachaça e bijuterias, tudo a excelente preço.

Ainda a não perder, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com teatros, cinemas, shows, museus e bares; a fachada art nouveau do Theatro José de Alencar; o Centro de Artesanato do Ceará (Ceart), espaço onde artesãos de diversas partes do Ceará produzem as suas peças e claro e o Arena Castelão, o estádio que foi o primeiro a ficar pronto, num total de 12, para a Copa do Mundo de 2014. Com capacidade para 64 mil espetadores, o estádio tem destaca-se pela estrutura que cobre a arena: revestimento termoacústico translúcido que proporciona uma sensação térmica agradável em função dos altos índices de insolação da capital cearense.

Depois de conhecer melhor Fortaleza é altura para começar a explorar os arredores onde estão guardadas as dunas e as falésias coloridas que são a imagem de marca do Ceará…..

 

( continua….)

Comentários

Mensagens populares